ENTENDA: OS MOTIVOS QUE PODEM REPROVAR SEU FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO DA CAIXA
RBO IMOVEIS

RBO IMOVEIS

ENTENDA: OS MOTIVOS QUE PODEM REPROVAR SEU FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO DA CAIXA

Seu financiamento foi reprovado? Continue lendo este post e entenda os motivos que podem fazer o seu financiamento imobiliário da Caixa ser reprovado.


É muito importante saber que o financiamento bancário é uma forma de parcelar parte do valor do imóvel, normalmente cerca de 80% do valor, para aqueles que não possuem os recursos para fazer o investimento à vista.


Para que o financiamento seja aprovado pelas instituições bancarias, elas solicitam uma série de documentos para poder ser feita uma análise financeira do proponente comprador, e saber qual as reais condição da pessoa interessada no imóvel de arcar com os custos do valor acordado.


QUAIS OS PRINCIPAIS MOTIVOS PARA NÃO CONSEGUIR FINANCIMENTO BANCÁRIO


Por que alguns financiamentos bancários não são aprovados pela Caixa Econômica Federal? A seguir, listamos os principais motivos que podem fazer o seu financiamento não ser aprovado pelas instituições bancárias, para você se organizar antes da aquisição do seu imóvel e ter mais segurança no financiamento.


  1. Restrição no Nome: Ter restrições nos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa faz com que as instituições financeiras não aprovem o financiamento. Esse é um dos principais motivos de reprovação do financiamento imobiliário no Brasil. Mesmo assim, muitas construtoras aprovam o crédito para o cliente, dependendo do valor da dívida. Porém, é necessário que as pendências sejam regularizadas até a assinatura com a instituição financeira que irá financiar o imóvel.
  2. Entrada Insuficiente: Para conseguir o financiamento de um determinado imóvel, os bancos exigem que os compradores arquem com um valor de entrada de aproximadamente 20% do valor do imóvel, que poderá ser parcelado quando o imóvel estiver na planta ou em construção, e à vista se o imóvel já estiver pronto para morar.
  3. Renda Incompatível: A renda familiar bruta é um requisito importante na aquisição do imóvel, pois suas parcelas não poderão ultrapassar o valor de 30% da sua renda bruta mensal. Por isso, é importante um bom planejamento financeiro antes de financiar qualquer imóvel.
  4. Comprometimento de Renda: Mesmo que as parcelas do financiamento não ultrapassem a quantia de 30% da sua renda mensal, suas dívidas com cartão de crédito, empréstimos, financiamentos e outros não poderão ocupar esses mesmos 30%, pois tudo isso será analisado pela instituição que irá financiar o seu imóvel.
  5. Problemas com a Receita Federal: Outra questão que pode atrapalhar o financiamento imobiliário são pendências na Receita Federal e burocracias envolvendo RG, CPF e estado civil.
  6. Restrições Internas no Bacen: Ao negociar dívidas com os bancos, como por exemplo, cartão de crédito atrasado, e aceitar pagar com desconto, os bancos inserem o seu CPF na coluna de prejuízo do SCR (Sistema de Informação de Crédito) do Banco Central. Com isso, todos os bancos limitam ou rejeitam novos créditos, até que o prejuízo seja acertado com a instituição e as pendências sejam retiradas da coluna de prejuízo.


Agora que você já sabe quais são os principais motivos que fazem o financiamento imobiliário com a Caixa ser reprovado, você já pode começar a se organizar financeiramente para realizar o sonho da sua casa própria.


A RBO Imóveis pode te ajudar auxiliar no processo de financiamento do imóvel próprio. Entre em contato com a RBO Imóveis e permita-nos ajudar você na aquisição do seu imóvel próprio!

Compartilhe: